O passado de Betty Grafstein e José Castelo Branco continua a ser ‘escrutinado’ e até há quem ponha em causa se a joalheira foi mesmo joalheira.
A história foi “analisado à lupa” por Adriano Silva Martins, no V+ Fama e está confirmado que Lady Betty foi mesmo designer de joias, antes de conhecer Castelo Branco. Em direto esteve Sónia Ramalho, jornalista da VERSA, que fez uma pesquisa exaustiva para provar este decurso no mundo das joias.
A pesquisa começou num artigo nos finais dos anos 60 na Women’s Wear Daily – considerada a bíblia da Moda – e “através do formato online que ainda resiste, tive acesso a um artigo da Ladies Buy na qual Betty foi entrevistada”, começou por contar Sónia.
“Uma joia rara”
“Começam por referir-se a ela como ‘Uma joia rara’ e diz-nos como começou a vender joias. Betty foi influenciada pelo negócio de diamantes do marido, Albert Grasfstein.”, acrescentou. No seguimento conta que é a própria designer a revelar alguns pormenores, inclusivamente fala-se da venda de alfinetes com referência a animais na Quinta Avenida, em Nova Iorque. Por fim, sabe-se que os maiores bestseller foram peças com formato de cobra que ainda hoje estão à venda. (Veja as imagens na galeria)
Os brincos em questão, que também podem ser vistos na galeria, custam cerca de 36 mil e 500 euros. Esta prova vem contra tudo aquilo que se dizia recentemente: “Desenhou as joias, ainda se vendem e fica bem assente os quase 40 mil euros, valor bastante considerável”, garantiu Adriano Silva Martins.
História de Betty Grafstein e Castelo Branco é “uma novela”
No seguimento, Pimpinha Jardim garante: “O que eu acho é que isto é uma novela, um filme não era suficiente. Todos os dias temos episódios novos… vou assistindo estupefacta”. António Leal e Silva revelou um pormenor que passou despercebido: “Betty não assinava as joias porque o marido não achava de bom tom estar em nome próprio… ganhar protagonismo face às joias”. E rematou: “Há confusão porque o período em que ela desenhou as joias ainda não tinha conhecido o Zé. Houve uma transformação nessa altura porque ela só começou a trabalhar por intermédio do marido. Ele oferecia-lhe as joias e ela alterava-as”.